Uma sessão na Casa de Leis foi marcada pelos discursos dos vereadores buscando solução para o problema.
Seja no campo ou na cidade, as reclamações são constantes, basta ventar antecedendo a chuva, que o fornecimento de energia elétrica fica precário, na cidade e no campo. Os vereadores de Santo Antônio de Leverger, utilizaram da tribuna na última semana, para relatar o que está acontecendo, com centenas de reclamações da população, pedido ajuda para resolver o problema, já que a constante oscilação da energia está causando prejuízos, queimando vários equipamentos, de refrigeradores aos eletrodomésticos.
Os relatos de reclamações tomaram conta do cotidiano na região, os comerciantes da cidade estão ficando revoltados com tantos prejuízos causados, seja pela oscilação que queimam os equipamentos, ou pela falta de energia, que faz perder diversos produtos que dependem de refrigeração.
Já no campo, do Distrito de Mimoso até Agrovila das Palmeira, existem relatos de moradores que ficaram cerca de uma semana sem energia, o problema teria sido causado pela queda de uma árvore, levando o rompimento do cabo.
O vereador e presidente da Câmara, Rômulo Queiroz sugeriu convocar os representantes da Concessionária Energisa, com objetivo de apresentar e ter solução urgente dos problemas.
“Temos que ver isso o quanto antes, o período chuvoso só está começando, não podemos deixar nossa gente no escuro e tendo prejuízos financeiro, por conta de energia elétrica”, ressaltou o presidente.
O vereador Hamilton Silva, enfatizou sobre os problemas enfrentados pela constantes quedas de energia no município, e a dificuldade que a secretária municipal de Saneamento e Abastecimento de Água tem para operar nesses últimos dias.
“A oscilação de energia atinge até o fornecimento de água na cidade, porque queima a bomba de captação de água, localizada na balsa no Rio Cuiabá”. – disse Hamilton.
Manoel Teixeira, vereador que mora na Agrovila das Palmeiras, agradeceu a equipe permanente da Energisa no distrito, mas informou que é preciso aumentar o contingente, já que os problemas estão multiplicando, sendo necessário tomar outras atitudes, para que a população não continue tendo prejuízos, devido a falta constante no fornecimento de energia.
“Nós do campo dependemos da energia para diversas funções, são várias máquinas que agilizam os serviços do trabalhador, sem falar das produções que precisam de armazenamento adequado. Vejo que uma força-tarefa deve ser montada, para limpar próximo aos cabos, caso essa seja a única solução”, explicou Teixeira.
O vereador Rafael Lima de imediato cobrou providências por parte da Energisa, afirmando que está disposto apoiar a convocação dos representantes da concessionária, em caráter de urgência, antes das chuvas ficarem mais intensas.
“Aqui na cidade tem muita gente relatando, que já teve equipamentos queimados, precisamos de um posicionamento urgente por parte da Energisa. Os prejuízos estão atingindo a todos, e não podemos ficar assim”, declarou Rafael.
Diante de tantas reclamações e prejuízos anunciados pelos moradores, os vereadores informaram que estão organizando, para realizar tanto a reunião com representantes da Energisa, quanto uma audiência pública, buscando encontrar as melhores soluções.