Em um confronto que promete ser eletrizante, o Uruguai recebe o Equador nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela décima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
A Celeste busca se recuperar após uma derrota por 1 a 0 para o Peru, mas permanece bem posicionada na tabela, ocupando o terceiro lugar com 15 pontos.
Por outro lado, os equatorianos, na quinta posição com 12 pontos, também vêm de um resultado insatisfatório, empatando sem gols com o Paraguai em casa.
A partida será transmitida pelo SporTV.
O clima no Uruguai não é dos melhores. A recente derrota para o Peru acirrou tensões entre o técnico Marcelo Bielsa e os jogadores, especialmente após Luiz Suárez e Canobbio mencionarem descontentamento com o comandante argentino.
No entanto, Bielsa assegura que questões externas não afetam o desempenho da equipe. “Não existe vínculo entre o que produzimos em campo e o que acontece fora dele, principalmente porque ninguém pode dizer que a seleção uruguaia não tem se esforçado em todos os seus jogos até aqui”, afirmou o treinador.
Para este duelo, o Uruguai conta com sua força máxima, já que o zagueiro José María Giménez e o lateral-esquerdo Mathías Olivera, que cumpriram suspensão na partida anterior, estão de volta ao time titular.
Do lado do Equador, o técnico Sebastián Beccacece acredita que a ousadia será fundamental para a vitória. “Sabemos que precisamos ser audaciosos contra o Uruguai, mesmo jogando fora de casa.
Mas é preciso fazer isso com inteligência, demonstrando obediência tática para surpreender o adversário”, disse ele.
A equipe equatoriana terá uma alteração obrigatória, pois o volante Moisés Caicedo ficará de fora devido a suspensão, e Jeremy Sarmiento deverá assumir seu lugar.
De acordo com o regulamento das Eliminatórias Sul-Americanas, todas as seleções se enfrentam em jogos de ida e volta, e os seis melhores colocados garantem uma vaga na Copa do Mundo. O sétimo colocado terá uma chance extra na repescagem intercontinental.
FICHA TÉCNICA
URUGUAI X EQUADOR
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai)
Data: 15 de outubro de 2024 (Terça-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Christian Garay (Chile)
Assistentes: José Retamal (Chile) e Juan Serrano (Chile)
VAR: Juan Lara (Chile)
URUGUAI: Sergio Rochet; Nahitan Nández, José María Giménez, Santiago Bueno e Mathías Olivera; Manuel Ugarte, Federico Valverde e Nicolás de la Cruz; Facundo Pellistri, Darwin Núñez e Maximiliano Araújo.
Técnico: Marcelo Bielsa.
EQUADOR: Hernán Galíndez; Félix Torres, William Pacho e Piero Hincapié; Ángelo Preciado, Jeremy Sarmiento, Alan Franco, Oscar Zambrano e Pervis Estupiñán; Gonzalo Plata e Enner Valencia.
Técnico: Sebastián Beccacece.